Exposição Online: Povoação de São Lourenço, o Tempo e o Quilombo do Catucá
- Narely Santos
- há 10 horas
- 2 min de leitura
Atualizado: há 5 horas

Modos de vida e simbolismos
O trabalho na cana-de-açúcar e nos coqueirais, plantio, corte e colheita são considerados degradantes e muitas vezes ocorrem em condições análogas à escravidão. A comunidade quilombola de Povoação de São Lourenço, Goiana-PE é cercada por cana e já teve muitos coqueiros. Moradores trabalham nessas atividades desde a fundação da comunidade, nos antigos engenhos Megaó de Cima e de Baixo.
A cultura negra quilombola é marcada pela alegria e criatividade, com a forte presença das no artesanato e da juventude e infância na dança. Povoação é terra de vencedores que, com luta e resistência, continuam sorrindo e preservando a cultura negra em suas falas e ações.





Povoação de São Lourenço: História e Pertencimento
A história da comunidade de Povoação de São Lourenço se entrelaça com a história do antigo quilombo do Catucá ou quilombo de Malunguinho, a Povoação descende desse lugar de resistência e muita luta, consequentemente seus filhos são sinônimo de força, sabedoria e perspicácia, atualmente as batalhas são contra as forças motrizes contemporâneas, se antes lutávamos para sobreviver, hoje lutamos por qualidade de vida, pela preservação do ambiente, pela saúde física e mental e por reconhecimento legal.
A importância do levantamento historiográfico para comunidades quilombolas é imensa, é a oportunidade de reescrever narrativas hegemônicas e estereotipadas e de preenchermos os silêncios impostos outrora, é também a oportunidade de saber sobre o nosso passado e reforçamos o nosso pertencimento.





Sobre
Está exposição é resultado de uma pesquisa de caráter hitórico e antropológico, trazendo um olhar de dentro para fora, contando com o trabalho das pesquisadoras da própria comunidade de Povoação de São de Lourenço para trazer através das vivências, das fotografias e do levantamento historiográfico uma visão realista das lutas, das resistências e da cultura da comunidade, esse projeto emerge do desejo de despertar o sentimento de pertencimento e exaltar a cultura negra e nossa ancestralidade com o objetivo final de conscientização e preservação da cultura quilombola.
Curadoria: Crislaine Venceslau
Produção executiva: Narely Santos
Créditos
Agradecemos a comundade Quilombola de Povoação de São Lourenço e aos nossos ancestrais que tanto nos ensinaram, à natureza dos mangues e das águas que nos alimentam de vida e de sabedoria.
Texto 1: Crislaine Venceslau
Texto 2: Narely Santos
Texto 3: Narely Santos
Fotos: Leah Mendes, Malu Ribeiro, Narely Santos.
Reportagens: Diário de Pernambuco, hemeroteca digital do museu nacional.
Incentivo

Comentários